Histórico

O Grande Oriente do Brasil no Maranhão – GOB-MA, antes chamado Grande Oriente do Maranhão – GOM, nasceu de uma incomensurável demonstração de vontade de abnegados Irmãos, que apesar de todas as dificuldades encontradas para a elaboração da documentação necessária, souberam superá-las com denodo. Se hodiernamente, com as mutações verificadas em todo o Estado do Maranhão, com estradas às vezes em condições de trafegabilidade (outras, nem tanto), com a evolução constante da tecnologia da informática, ainda encontramos dificuldades na elaboração e fluxo de documentos tão necessários ao perfeito funcionamento da Instituição Maçônica, imaginem meus Amados Irmãos, o sofrimento daqueles que se dedicaram de forma audaciosa e determinada no cumprimento das formalidades legais exigidas pelo Grande Oriente do Brasil para a tão sonhada ideia da Fundação do Grande Oriente do Maranhão – GOM, utilizando, apenas e tão somente, o serviço eficaz dos Correios e Telégrafos nos idos de 1964.

Missão

Responder pelo fiel cumprimento da Constituição do Poder Central e da Constituição do Grande Oriente do Brasil no Maranhão, bem como das Leis, Decretos e Atos emanados dos Órgãos da administração Central e Estadual da Ordem.

Visão

Promover uma administração participativa do Grande Oriente do Brasil no Maranhão, considerando as aspirações das Lojas jurisdicionadas e preservando a harmonia entre os poderes Legislativo e Judiciário maçônicos e a proximidade com a Sociedade e as autoridades constituídas.

Valores

  • Ética em todas as suas ações
  • Descentralização de poder e decisões
  • Administração participativa
  • Transparência em todos os atos administrativos
  • Proatividade e compromisso na proposição, execução de seus projetos
  • Solidariedade, assistência e bem-estar aos Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos e Sobrinhas
  • Auxílio e amparo a quem necessitar de ajuda

Grão Mestre Estadual

Mauricio Mendes Alves

Mauricio Mendes Alves

Natural de Lago do Junco - MA, nascido em 22 de setembro de 1963 (E∴V∴), casado com Cláudia Galgani Carvalho Alves, residente e domiciliado em São Luís - MA. Empresário - Produtor Rural VIDA MAÇÔNICA Iniciado em 07 de maio de 1994; Elevado em 20 de maio de 1995; Exaltado em 29 de março de 1996; Instalação em 17 de junho de 2000 todos pela A∴R∴L∴S∴ Educação e Moral Nº4147; Regularização junto ao Grande Oriente do Brasil em 14 de agosto de 2011; Cargos exercidos: Grande Secretário do Interior, Relações Públicas, Transporte e Hospedagem; Venerável Mestre; 1º Vigilante; 2º Vigilante; Orador ; Secretário; Chanceler e; Tesoureiro.

Grão Mestre Estadual Adjunto

Benedito Lopes Serra

Benedito Lopes Serra

Natural de Rosário - MA, nascido em 08 de março de 1956 (E∴V∴), viúvo, residente e domiciliado em Imperatriz - MA. Contabilista VIDA MAÇÔNICA Iniciado em 05 de dezembro de 1980; Elevado em 09 de abril de 1981; Exaltado em 23 de abril de 1981; Instalação em 30 de junho de 1989, todos pela A∴R∴L∴S∴ Dom Pedro I Nº4149; Regularização junto ao Grande Oriente do Brasil em 14 de agosto de 2011; Cargos exercidos: Coordenador do Macropolo da Regiaão Tocantina; Venerável Mestre; 1º Vigilante; 2º Vigilante; Orador ; Secretário; Chanceler; Presidente do Conselho Consultivo da Ordem DeMolay e; Fundador do Jornal Pedra Polida.

Secretarias

Macropolos Regionais